vitamina c

Vitamina C: rejuvenesce a pele e traz benefícios à saúde

Os benefícios da vitamina C vão desde o rejuvenescimento da pele até prevenção e tratamento de doenças.

Também conhecida como Ácido Ascórbico, a vitamina C está presente em diversas frutas e vegetais. As frutas cítricas possuem maior concentração.
No grãos a vitamina C não está presente de forma natural, mas pode ser adicionada a alguns cereais fortificados. Estes, devem ser consumidos após consulta médica, pois normalmente são indicados para quem tem alguma deficiência da vitamina.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A SAÚDE

A vitamina C oferece dois benefícios essenciais para a saúde: sua função antioxidante e seu papel na imunidade. Por conta disso ela tem sido promovida como um meio para ajudar a prevenir e/ou tratar inúmeras condições de saúde.

De acordo com o National Institutes of Health, Existem quatro doenças e distúrbios nos quais a vitamina C pode desempenhar um papel importante: câncer (incluindo prevenção e tratamento), doenças cardiovasculares, degeneração macular relacionada com a idade (doença degenerativa da área central da retina) e catarata, além do resfriado comum.

BENEFÍCIOS DA VITAMINA C PARA A PELE

Devido à sua função antioxidante, esta vitamina atua no combate e na neutralização dos radicais livres que danificam e destroem as células saudáveis, promovendo o rejuvenescimento da pele. O efeito antioxidante também está ligado a sua ação fotoprotetora contra raios UVA e UVB.

A vitamina C também auxilia no combate de manchas e inibe a produção da tirosinase, uma enzima responsável pela pigmentação.

Outro grande benefício da vitamina C para a pele está ligado à sua ação na construção do colágeno e da elastina, promovendo uma pele mais jovial, brilhosa, firme e saudável.

ALIMENTOS RICOS EM VITAMINA C

Veja a tabela abaixo com alguns alimentos ricos nesta vitamina e a quantidade por porção que fornecem ao organismo, com base em valores diários necessários.

Fontes de vitamina C

Mg por porção Valor Diário* (%)

Pimenta vermelha, doce, crua – ½ copo

95 158

Suco de laranja – ¾ copo

93 155

Laranja média

70 117

Kiwi médio

64 107

Pimenta verde, doce, crua – ½ copo

60 100

Brócolis cozido – ½ copo

51 85

Morango – ½ copo

49 82

Couve de Bruxelas cozida – ½ copo

48 80

Suco de tomate – ¾ copo

33 55

Cantalupo (espécie de melão) – ½ copo

29 48

Repolho cozido – ½ copo

28 47

Batata cozida média

17 28

Tomate cru médio

17 28

Espinafre cozido – ½ copo

9 15

* O Valor Diário é representado pela sigla VD nos rótulos dos alimentos. Os VDs foram desenvolvidos pela Food and Drug Administration dos EUA para ajudar os consumidores a comparar o conteúdo de nutrientes dos produtos no contexto de uma dieta total. O VD para a vitamina C é de 60 mg para adultos e crianças com idade entre 4 e mais velhos. A Food and Drug Administration exige que todos os rótulos de alimentos listem a percentagem do Valor Diário para a vitamina C. Os alimentos que fornecem 20% ou mais são considerados fontes elevadas de um nutriente.

DICA: O teor de vitamina C nos alimentos pode ser reduzido se eles ficarem guardados por muito tempo ou no cozimento, pois o Ácido Ascórbico é destruído pelo calor. Prefira consumir os alimentos em pouco tempo depois de comprar. Se for cozinhar, melhor que seja no vapor.

CUIDADO COM O EXCESSO
Assim como qualquer substância, esta vitamina também deve ser ingerida apenas na quantidade necessária por dia. Seu excesso no organismo pode fazer com que ele não consiga digeri-la completamente, causando distúrbios gastrointestinais.

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui