triptofano

Triptofano: 8 alimentos para melhorar seu humor

Quer estar sempre de bom humor? O triptofano contribui para a formação da serotonina, o neurotransmissor do bem-estar.

Sabia que o seu estado anímico pode estar relacionado com o que você come? O consumo de alimentos com triptofano, por exemplo, ajuda a melhorar seu humor. Isso porque esta substância contribui para a formação da serotonina, o neurotransmissor do bem-estar. Este tipo de alimentos devem ser consumidos principalmente durante a manhã. Isso fará com que desfrute dos benefícios ao longo do dia.

O que é o triptofano?

O triptofano é o aminoácido de maior importância na produção de neurotransmissores. A serotonina comanda o ritmo do coração e a liberação de outros hormônios, que garantem o bom funcionamento do nosso corpo.

Então vamos conhecer 8 alimentos ricos em triptofano!

1 – Chocolate

Consumir chocolate pode melhorar muito seu humor. O cacau contém magnésio e triptofano em sua composição. Juntos, os nutrientes estimulam a produção de serotonina e, assim, não só proporcionam sensação de bem-estar, mas, também, inibem a agressividade, a ansiedade e a angústia.

2 – Aveia

A aveia é outra importante fonte de triptofano. Além disso, também proporciona saciedade, evitando o consumo exagerado de alimentos e contribuindo para a perda de peso.

3 – Laticínios

Os laticínios provocam um efeito relaxante nos seus músculos. São também boas fontes de cálcio, um mineral importante na regulação da serotonina.

4 – Brócolis

O brócolis fornece magnésio e ajuda na produção do neurotransmissor do bem-estar.

5 – Banana

A banana ajuda a diminuir a ansiedade e a angústia. Além disso, é fonte de hidratos de carbono, potássio e magnésio. Eles contribuem muito para a produção da sensação da felicidade.

6 – Oleaginosas

Castanhas-do-pará, nozes, avelãs e amêndoas são exemplos de lanchinhos saudáveis entre as refeições. Boas fontes de triptofano que contribuem para o equilíbrio dos níveis de serotonina.

7 – Carnes

Carne bovina, peixes e aves são alimentos ricos em proteínas e que contêm triptofano em sua composição. Por isso, além de serem importantes na manutenção e na construção de tecidos, contribuem para uma sensação de bem-estar ao longo do dia.

8 – Grão-de-bico

Use o grão-de-bico nas suas saladas ou em pratos variados. Ele colabora para a sensação de prazer.

 

Faça tudo pela sua felicidade! A alimentação tem grande influência nesse objetivo, pois afeta várias áreas da sua vida e pode colocar em risco a maior de todas as missões na nossa vida – A felicidade!

Veja também “Os 7 primeiros passos para atingir a felicidade na sua plenitude“.

Nuno Mendes
nuno.fortinho.mendes@gmail.com
0 comentários

Comente aqui