reeducação alimentar

Reeducação Alimentar: Melhore seu cardápio e transforme sua saúde

Mais importante do que uma dieta restrita é fazer uma reeducação alimentar. Veja como bons hábitos alimentares transformam seu cardápio e fazem emagrecer.

A reeducação alimentar não quer dizer proibir, apenas equilibrar. Significa comer nos horários certos, nunca simplesmente deixar de comer. E também envolve um cardápio balanceado e bem variado.

Deixar de comer diversas coisas que você pensa que engordam não é a solução para emagrecer e conquistar uma excelente saúde. Seu organismo precisa de uma grande variedade de nutrientes para funcionar bem e emagrecer naturalmente.

Vamos dar um exemplo, mas lembre-se que cada organismo necessita de uma dieta específica que deve ser passada por um profissional, ok?

MODELO DE CARDÁPIO

O ideal é que se faça cerca de 6 refeições em 1 dia, com intervalo médio de 3 horas entre cada uma. Todas elas com porções pequenas ou médias de alimentos. Este modelo de cardápio abaixo representa 1 dia de refeição, sendo que diversos outros alimentos saudáveis podem ser inclusos nos diferentes dias da semana.

CAFÉ DA MANHÃ

– 1 fruta grande (maçã, papaia, ameixa) ou 1 porção de frutas pequenas (2 fatias de melão, abacaxi ou 4 morangos, amoras, framboesa, etc.);
– 1 xícara (100ml) de café ou chá (sem açúcar ou com açúcar demerara ou mascavo);
– 1 fatia de pão integral com manteiga, queijo magro e/ou peito de peru.

LANCHES DA MANHÃ E DA TARDE

– 1 fruta grande (maçã, papaia, ameixa) ou porção de frutas pequenas (2 fatias de melão, 4 morangos, amoras, framboesa, etc.);
– 1 potinho de iogurte desnatado (pote misturar 1 colher de mel para dar mais sabor).

ALMOÇO

– 1 ou 2 pedaços de carne grelhada, cozida ou assada (vermelha magra, peito de frango ou peixe);
– 1 porção de arroz integral ou 1 batata média (batatinha ou batata doce);
– Saladas variadas e legumes cozidos à vontade.

JANTAR

– 1 pedaço de frango ou peixe grelhado;
– Saladas e legumes cozidos;
– 1 porção de frutas de sobremesa.

CEIA

– 1 xícara de chá;
– 2 torradas com queijo magro.

DICA: Uma das grandes dificuldades de quem não gosta de frutas, verduras e legumes é o sabor. Os produtos industrializados possuem mais aromatizantes e intensificadores de sabor, acostumando o paladar com gostos mais fortes.

Para mudar isso, teste vários temperos naturais quando for preparar suas refeições, como louro, coentro, páprica, gengibre e canela. Mas não abuse do sal ou do açúcar. Aos poucos seu organismo vai se readaptar aos novos sabores e você passará a sentir prazer em comer tudo de forma mais saudável.

BEBIDAS

Na sua reeducação alimentar, beba principalmente água ou chá sem açúcar. Evite ao máximo os sucos industrializados e refrigerantes. Apenas a água e o chá são puros o suficiente para auxiliar na limpeza do organismo. O ideal é que se tome de 1,5 a 2 litros durante todo o dia.

Como dissemos, cada corpo precisa de uma alimentação diferente. Por exemplo, se você é diabética ou tem tendência a ser, nem frutas demais poderá comer. Mas, de modo geral, evite alimentos industrializados, frituras, excesso de açúcares, gorduras saturadas (se você não pratica exercícios para gastá-las) e prefira ingredientes naturais, colhidos e preparados sem processos industriais.

 

Não dispense a consulta de um profissional

Lembre-se que toda dieta deve ser prescrita por um nutricionista. Tenha em mente que cada corpo funciona de um jeito diferente e possui necessidades individuais. Portanto, a dieta de outra pessoa não necessariamente trará bons resultados em você, ok? Seu corpo, sua dieta.

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui