otimismo

Pense com otimismo e dê uma força para a sua saúde

Nos sentimos muitas vezes frustrados e com isso deixamos o pessimismo assumir o controle. O que podemos fazer para recuperar o otimismo?

Hoje em dia, com a velocidade vertiginosa com que tudo acontece, é por vezes muito comum, nos sentirmos frustrados. Para reassumir o controle e recuperar o nosso otimismo, temos que conhecer bem as razões das nossas frustrações.

O otimismo se define, principalmente como vemos cada situação na nossa vida. É a disposição para observar as coisas pelo lado bom, tendendo sempre a esperar uma solução favorável. Uma pessoa otimista, quando passa por uma situação adversa, não encara a derrota como algo permanente. Ela aceita e analisa a situação agindo para mudar e melhorar as coisas.

Mas será que o otimismo pode ajudar na nossa saúde?

Segundo um estudo realizado pela Clínica Mayo (Minnesota – EUA), durante 30 anos e com mais de 800 pacientes, estudiosos constataram que as pessoas mais otimistas, lidavam melhor com o estresse e tinham menos chances de desenvolver estados depressivos.

O que fazer?

Nos tempos de hoje, sabemos que muitas vezes é difícil manter atitudes e pensamentos otimistas. Principalmente naquelas alturas em que parece que dá tudo errado. Mas nós temos algumas dicas para ajudar a ser mais otimista:

1 – Evite pensamentos e frases pessimistas;
Frases do tipo “eu não consigo”, “isso nunca vai dar certo” ou ainda “isso é muito difícil” são proibidas! Esse tipo de pensamento programa a sua mente para perspectivas de resultados negativos.

2 – Seja menos autocrítico e lembre-se que ninguém é perfeito;

3 – Relembre situações positivas;

4 – Procure estar em companhia de quem tenha pensamentos e atitudes positivas;
Se deixe influenciar por pessoas que tenham pensamentos e atitudes positivas. Elas encarem a vida de uma forma mais leve.

5 – Mantenha uma rotina de exercícios físicos;
O exercício físico aumenta a quantidade de serotonina no seu cérebro, te trazendo bem estar e com isso mais otimismo;

6 – Aceite as situações que não podem ser controladas;

7 – Estabeleça novas conexões sociais;

8 – Relaxe e deixe de ser tão perfeccionista;

Esperamos que nossas dicas possam ser úteis para potenciar a melhoria do seu bem-estar! Deixe-nos seus comentários. Gostaríamos de saber o que faz habitualmente para manter o seu otimismo.

Dani Fortinho
danifortinho@gmail.com
0 comentários

Comente aqui