óleo de coco

Óleo de coco: Os 5 maiores benefícios para a saúde

Aprenda as melhores maneiras de usar o óleo de coco. Conheça os grandes benefícios que ele traz para a saúde e bem-estar.

O óleo de coco é considerado um dos três alimentos mais perfeitos para a saúde dos humanos (junto com o leite materno e o ovo).
Por causa dos enormes benefícios que ele traz, é um grande aliado nas dietas e cuidados com a saúde. Mesmo que óleo lembre gordura, este óleo é do bem. Sua estrutura química não o deixa ficar acumulado no corpo.

 

Agora, veja os 5 principais benefícios que o óleo de coco pode trazer para a saúde. Aprenda dicas de como usá-lo para aproveitar da melhor forma.

1 – Mantém a pele rejuvenescida

O óleo de coco é um antioxidante. Além de agir como cicatrizante ele também atua contra os radicais livres. Estes oxidam as células saudáveis do corpo e causam o envelhecimento da pele.

DICA DE USO: Para o efeito cicatrizante, além da ingestão, você pode passá-lo sobre picadas de insetos, queimaduras e outras feridas.

2 – Favorece o emagrecimento

Aproveite os poderes do óleo de coco para ajudar no seu emagrecimento de forma saudável. Ele age de duas formas:

1 – Inibindo o consumo de carboidratos em excesso, porque ele intensifica a sensação de saciedade e você sente menos vontade de ficar “beliscando” o tempo todo.

2 – Ele é um termogênico, ou seja, age acelerando o metabolismo, o que ajuda o corpo a queimar mais calorias.

DICA DE USO: Para a boa manutenção da saúde é ideal que você consuma no máximo 3 colheres de sopa de óleo de coco por dia. Ele pode ser usado com sucos, shakes, misturado no café, em sopas, para temperar saladas e muito mais.

3 – Controla os níveis de colesterol

O óleo de coco tem o poder de equilibrar os níveis de colesterol no sangue. Ele diminui o colesterol ruim (LDL) e aumenta o colesterol bom (HDL), mantendo a saúde da sua circulação, que envolve também o diabetes e a pressão.

DICA DE USO: Substitua todos os outros óleos no preparo de alimentos (canola, girassol, milho, soja, também a margarina) e passe a usar apenas óleo de coco. Estes outros óleos são inflamatórios e dificultam o bom funcionamento do organismo.

4 – Regula o trânsito intestinal

O óleo de coco é um regulador. E é assim que ele age no intestino também, regulando seu funcionamento e favorecendo a flora intestinal saudável.

DICA DE USO: Alguns ingredientes que costumam causar prisão de ventre podem ser substituídos por óleo de coco. Como por exemplo, em massas de bolo, trocando o uso da margarina ou manteiga. Use apenas 1 colher de sopa de óleo de coco para cada 100g da receita.

5 – Fortalece o sistema imunológico

Para você ter ideia do benefício do óleo de coco nos cuidados da saúde, ele é composto por 46% de “ácido láurico”. Este também está presente, mas em menor quantidade, no leite materno.
Este ácido láurico, quando absorvido pelo organismo, trabalha como um potente antibiótico. É ótimo para tratar e combater bactérias, infecções, inflamações, fungos e parasitas. Além disso, é uma excelente arma contra diversas outras doenças, como lúpus, artrites e tromboses.

DICA DE USO: Outras maneiras de usar o óleo de coco na cozinha são para grelhar carnes e vegetais. Muito bom também para refogar arroz, utilizar nos temperos do feijão, ou até para fazer pipoca e brigadeiro. Lembre-se, apenas, de manter o equilíbrio em tudo o que for consumir.

 

Não dispense a consulta de um profissional

Lembre-se que toda dieta deve ser prescrita por um nutricionista. Tenha em mente que cada corpo funciona de um jeito diferente e possui necessidades individuais. Portanto, a dieta de outra pessoa não necessariamente trará bons resultados em você, ok? Seu corpo, sua dieta.

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui