dieta cetogênica

Dieta Cetogênica: Emagreça rápido e melhore a sua saúde!

A dieta cetogênica é uma dieta com alta ingestão de gorduras (boas!). É moderada de proteínas e baixa em carboidratos (low carb). Promove uma rápida perda de peso e ainda dá um “up” na sua saúde!

Parece pegadinha, né? Conheça mais sobre esse tipo de dieta e quais são os benefícios da dieta cetogênica para a nossa saúde.

O que é a dieta cetogênica?

Como mencionado acima, a dieta cetogênica (DC) se resume na alta ingestão de gorduras em detrimento do consumo de carboidratos, mantendo uma boa ingestão de proteínas. A DC foi criada por um médico americano na década de 20 para tratar epilepsia em pessoas resistentes aos medicamentos, com uma eficiência até cinco vezes maior que os medicamentos. Mais tarde foi descoberta sua utilidade para prevenir o Alzheimer e tratar a diabetes tipo 2 e o autismo.

Os benefícios da DC no organismo são vários: aumenta a produção de energia do corpo, diminui o açúcar no sangue, protege contra os radicais livres, diminui o mau colesterol, aumenta o bom colesterol, diminui as triglicérides além da proteína C reativa, um marcador que indica inflamação geral do corpo.

Mas afinal, como ela pode me ajudar a perder peso?

A DC aumenta a utilização de gordura pelo corpo. Ou seja, aumenta a queima de gordura, e melhor: preserva a massa muscular. Nessa situação, você queima os estoques de gordura do seu corpo e preserva seus músculos, emagrecendo de forma saudável!
Ah, quase ia me esquecendo: ela promove perda de peso de forma rápida porque elimina todo o excesso de liquido do corpo, ou seja, desincha, mantendo apenas a hidratação necessária!

Ok, mas como uma dieta pode trazer tantos benefícios assim?

A DC provoca uma mudança no nosso metabolismo em que ele fica mais eficiente em queima gordura, utilizando as famosas gordurinhas como fonte energia principal para o corpo. Essa alteração do metabolismo é chamada de cetose.

No estado normal, os carboidratos que ingerimos na nossa alimentação como pães, massas, cereais e frutas, ou os que estão estocados nos músculos (glicogênio), são digeridos até virar glicose, que é a fonte de energia primária do nosso corpo.

Quando ingerimos nenhum ou muito pouco carboidrato, nosso metabolismo deixa de queimar glicose para gerar energia e passa a utilizar os corpos cetônicos. Estes são produzidos através das gorduras no nosso fígado, e é ai que a mágica acontece! Nesse momento nosso corpo literalmente está queimado gordura o tempo todo.
Lembra do glicogênio? Quando uma molécula dele vai embora do nosso corpo, carrega de 3 a 4 de água junto, por isto a DC elimina a retenção!

Legal, por onde começo a dieta cetogênica?

Minha recomendação para iniciar a DC é começar a comer menos alimentos ricos em carboidratos de forma gradativa até restringir eles totalmente. Assim você ensina seu metabolismo de forma mais suave e evita alguns efeitos colaterais que podem ocorrer nos primeiros dias (explico ao fim).

Como dito anteriormente, devemos restringir todo o consumo de carboidratos, logo, devemos evitar todos os alimentos que carregam esse nutriente:
– Alimentos ricos de açúcar: doces em geral, sorvete, refrigerantes, sucos de fruta, bolos etc;
– Tubérculos e raízes: batata inglesa, batata doce, aipim, cenoura, beterraba etc;
– Grãos e derivados: tudo que contém farinha de trigo, arroz, massas, aveia outros cereais;
– Frutas: todas elas, permitido apenas poucas porções de morango;

Os alimentos permitidos e recomendados na DC são aqueles ricos em gorduras e proteínas, ou seja, suas refeições devem se basear em:
– Carnes: de gado, porco e frango;
– Peixes: todos os tipos;
– Ovos: são deliciosos e nutritivos!
– Queijos: muzarela, prato, provolone, prato, cottage, parmesão, suíço etc;
– Óleos saudáveis: azeite de oliva extra-virgem, óleo de coco e óleo de amendoim;
– Abacates: o guacamole é uma ótima pedida!
– Hortaliças: todos os tipos de folhas verdes a vontade mas moderação com cebolas e tomates;
– Oleaginosas: amêndoas, castanha de caju, castanha do Pará, nozes e avelã (com moderação);

A seguinte pirâmide alimentar é um ótimo guia de alimentos permitidos na DC:

dieta cetogênica

Os possíveis efeitos colaterais

Nos dois ou três primeiros dias de DC, já excluído todo tipo de carboidrato, pode ocorrer sensação de fraqueza e cansaço (inclusive mental) ou aumento dos ataques de fome. Estes efeitos acontecem, pois, estamos tanto tempo acostumados a utilizar os carboidratos como fonte de energia que nosso corpo tenta resistir a esta mudança.
Vale lembrar que se você seguir meu conselho, é difícil que sinta alguns destes sintomas. E se por acaso sentir: seja forte, é passageiro e após isto você terá muito menos fome e terá mais controle sobre sua alimentação, comprovado cientificamente.
Como vimos, a dieta cetogênica é uma ótima ferramenta para perda de peso eficiente comprovada cientificamente. Ela melhora a saúde e controla a fome. Quando integrada com algumas atitudes apresentadas neste post podem fazer verdadeiros milagres pela sua saúde e estética!

Mas atenção: cada indivíduo é único! A DC é ótima e tem boa aceitação, mas não é para todo mundo. Assim como toda dieta, a DC só irá funcionar se você conseguir seguir com ela por um longo período. Este é o tipo de dieta que funciona, a que você consegue levar para sua vida.
Fique ligado aqui no Vivomais! Em breve teremos um post sobre receitas saborosas que podem facilitar e potencializar os efeitos da dieta cetogênica, até mais!

 

Fonte: NCBI

Leonardo Pinheiro
leonardovpinheiro@gmail.com

Leonardo Pinheiro, graduando em Nutrição, no momento estagiando na área hospitalar. Apaixonado pela boa nutrição uma vez que acredita que através dela podemos afastar e prevenir qualquer problema de saúde, além de conquistar uma vida plena com bem-estar. Praticante de esportes desde pequeno, iniciando no futsal e passando por handebol e futebol de areia, foi na musculação que se fascinou por enxergar a necessidade de uma boa alimentação para alcançar seus objetivos na academia, assim como qualquer outro esporte. Esse fascínio alimenta uma vontade incansável de adquirir mais conhecimento para ajudar todos aqueles que desejam realmente, viver!

2 Comentários
  • Marcel
    Postado às 06:32h, 07 Março Responder

    Jah fiz a dieta cetogenica (ou Keto) por 5 meses e funciona mesmo! Atingi meu peso ideal facilmente.
    Mas vale observar que para quem quer ganhar musculos, deve se trocar de dieta apos a perda de peso, pois sem carboidrato eh bem mais dificil. Hoje em dia faco apenas a low carb diet mesmo.

  • Jejum Intermitente: Como fazer e para que serve? - Vivomais
    Postado às 15:49h, 06 Abril Responder

    […] com baixo teor de açúcar e gorduras). Esta prática é bastante comum entre os praticantes de dietas de restrição de carboidratos (low carb) e paleo. O jejum intermitente tem despertado cada vez mais interesse e ganhou muita […]

Comente aqui