diabetes

Diabetes: Conheça os alimentos que ajudam a controlar a doença

Diabetes é caracterizada pelo aumento da glicose no sangue, sobrecarregando-o de açúcar. Acontece quando o pâncreas tem uma produção deficiente de insulina.

O primeiro passo para quem sofre dessa doença é cortar o açúcar, que de cara é a maior fonte de glicose. Mas não pense que é só isso, porque as massas e farinhas brancas também se transformam em açúcar quando digeridas.
Os melhores alimentos para quem tem diabetes são os de baixo índice glicêmico. Ou seja, aqueles que demoram mais tempo a serem absorvidos pela corrente sanguínea. A velocidade com que a glicose entra na corrente sanguínea, no fundo é o fator mais importante.

Veja aqui alguns alimentos que podem te auxiliar a prevenir e a controlar a diabetes.

LINHAÇA

É rica em magnésio e controla a glicemia e a liberação de insulina no corpo. Ela também é rica em fibras e gorduras boas, o que faz dela um alimento muito nutritivo.

BATATA-DOCE

Essa raiz é rica em fibras, que por sua vez ajudam a reduzir a glicemia e o colesterol. Também auxilia na absorção da gordura. A batata-doce evita picos perigosos de açúcar no sangue, pois é um carboidrato de baixo índice glicêmico. Ela libera lentamente seu açúcar no sangue, não estimulando muito a insulina.

ABACATE

O abacate é rico em gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são gorduras boas para a saúde, auxiliando na resistência à insulina. A fruta ajuda a retardar a digestão, evitando que o açúcar chegue rapidamente na corrente sanguínea após a refeição.

MAÇÃ

A maça é rica em vitaminas que contribuem para a saciedade, mas é uma fibra chamada pectina que ajuda a controlar a glicemia e o colesterol ruim. Além disso é muito saborosa e tem poucas calorias.

AVEIA

Esse cereal é rico em fibras solúveis, que auxilia a diminuir a velocidade que o organismo absorve a glicose, evitando os picos de açúcar no sangue. Também ajuda a controlar a absorção do colesterol.

FEIJÃO

Além de ser ótima fonte de proteínas, ele é rico em fibras, que minimiza a velocidade com que o organismo absorve a glicose. E de bônus é um alimento muito saboroso.

Mantenha uma dieta saudável, e procure consumir alimentos que ajudam a controlar a glicose.

 

Não dispense a consulta de um profissional

Lembre-se que toda dieta deve ser prescrita por um nutricionista. Tenha em mente que cada corpo funciona de um jeito diferente e possui necessidades individuais. Portanto, a dieta de outra pessoa não necessariamente trará bons resultados em você, ok? Seu corpo, sua dieta.

Dani Fortinho
danifortinho@gmail.com
0 comentários

Comente aqui