controlar o stress

Controlar o Stress: Aprenda a dominá-lo e tenha mais saúde

O stress aparece em situações muito difíceis de lidar. Mas há formas naturais de controlar o stress que você pode começar a praticar agora mesmo.

A relação entre stress e saúde é totalmente ligada. O stress é uma reação do organismo que aparece quando você está passando por situações que exigem muito esforço emocional. Você acaba por enfraquecer e, em vez de resolver seus problemas, se entrega a eles, sua saúde é afetada e a vida parece não ter mais jeito. Aprenda a controlar o stress.

Mas não se preocupe, sempre tem jeito. Veja agora quais são os sintomas e aprenda maneiras de controlar o stress para conseguir resolver as situações que o fizeram aparecer na sua vida e se livrar de uma vez por todas desse mal.

Sintomas físicos de stress:

– Dores de cabeça frequentes;
– Queda da imunidade;
– Queda de cabelo além do comum;
– Insônia;
– Erupções na pele (espinhas, herpes, tersol).

Sintomas psicológicos de stress:

– Desorganização;
– Esquecimento e falhas frequentes nas atividades do dia a dia;
– Falta de concentração, ansiedade, nervosismo, oscilação excessiva de humor.

 

1 – REFLEXÃO E MEDITAÇÃO

Meditar favorece o hábito de parar para refletir. E a reflexão é uma grande solução para evitar e controlar o stress. Muitas vezes nos estressamos por não conseguir controlar nossos pensamentos e a mente vira uma bagunça. A meditação ajuda a organizar os pensamentos.

A meditação é algo que precisa de muita prática e força de vontade para conseguir se manter concentrada. Pensamos mil coisas ao mesmo tempo e parece impossível parar, mas não é. E ainda por cima traz uma imensa sensação de alívio mental e físico. Tente, repita, até conseguir, que seja por 10 minutos ao dia.

2 – PREFIRA CALMANTES NATURAIS

Se você estiver realmente muito ansiosa e descontrolada por conta do stress e não consegue meditar de jeito nenhum, procure alternativas calmantes antes de iniciar sua meditação diária, como chás de camomila, erva cidreira, maracujá e valeriana, por exemplo. Não adoce, pois o açúcar gera energia e vai tirar o efeito do chá.

3 – INDUZA O BEM-ESTAR

Inclua no seu dia a dia atividades que tragam bem-estar. Faça coisas que você gosta de verdade, como:

– Ouvir músicas agradáveis;
– Assistir coisas que gosta;
– Ler;
– Sair com amigos;
– Praticar um exercício ou um hobby.

4 – ALIMENTE-SE BEM

Para ajudar no controle o stress, procure eliminar da sua alimentação os alimentos que desequilibram o funcionamento do seu organismo e dê preferência aos naturais e saudáveis que farão seu corpo funcionar direitinho, trazendo bem-estar:

EM TODAS AS REFEIÇÕES

– Frutas e verduras;

DURANTE O DIA

– Chás e água (evite o café, ele é ácido para o sangue);
– Castanhas, nozes e amêndoas.

ALMOÇO E JANTAR

– Carnes, ovos e salada.

 

É claro que em alguns momentos só um chocolate pra salvar. Coma sem culpa, mas só de vez em quando, ok?
O açúcar libera endorfina trazendo bem-estar, mas ele também abre portas para doenças, pois enfraquece o sangue.

Com estas dicas ficará mais fácil você controlar o stress e conseguir pensar em uma solução para resolvê-las. Se o seu stress está muito alto, pense na possibilidade de procurar ajuda profissional, seja de um psicólogo ou terapias alternativas.

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui