câncer de mama

Câncer de mama: 10 alimentos para prevenir e combater

Uma alimentação saudável pode ser uma boa aliada no combate e prevenção do câncer de mama. Além disso pode ser muito rica, saborosa e variada.

Quando uma mulher é diagnosticada com câncer de mama, significa que um grupo de células na mama ou próxima dela está crescendo desordenadamente e ocupando espaços que não deveria. Quando isso acontece é preciso fazer algo a respeito o quanto antes. O que exatamente será feito vai depender de cada caso, mas uma coisa é certa: vários hábitos de vida precisam passar por uma transformação.

Pode acreditar quando você ouvir aquele ditado “a gente é o que a gente come”. A qualidade da nossa saúde está diretamente ligada ao que comemos todos os dias. A alimentação no combate do câncer (e na prevenção) precisa ser bem equilibrada. Isso quer dizer que algumas porções de frutas, verduras, legumes, raízes, sementes e grãos por dia são muito importantes, mas a quantidade precisa ser dosada.
Não é porque são alimentos saudáveis que a gente pode comer à vontade, viu?

 

10 Alimentos que ajudam a prevenir e combater o câncer de mama.

1 – ALHO

A “alicina” presente no alho tem o poder de interromper a proliferação das células cancerosas. Outras substâncias presentes nele são anti-inflamatórias e também agem contra a evolução do câncer de mama.

2 – UVA

A uva é uma fruta com poder antioxidante. Possui polifenóis e flavonoides que trabalham juntos no combate dos radicais livres, os responsáveis por danificar células e tecidos. São essas células e tecidos danificados que se transformam em câncer.

3 – TOMATE

O “licopeno” presente no tomate é uma substância antioxidante e atua bloqueando o desenvolvimento das células cancerosas. Sua vitamina A melhora a imunidade do organismo.

4 – LINHAÇA

A “lignana” presente na linhaça funciona da seguinte forma no combate ao câncer: quando ela é absorvida pelo organismo é capaz de se ligar com o hormônio estrógeno. Uma alta quantidade desse hormônio aumenta o risco do câncer de mama, mas a lignana age bloqueando os efeitos dele.

5 – BRÓCOLIS

Assim como seus primos couve-flor, repolho e outras couves, o brócolis possui “sulforafano” que estimula o trabalho de eliminação de substâncias cancerígenas do corpo.

6 – FEIJÃO

Por causa do seu baixo índice glicêmico, o feijão ajuda a manter o equilíbrio de açúcar no sangue. Em excesso, o açúcar faz o pâncreas liberar muita insulina e todo esse açúcar estimula o desenvolvimento de células cancerosas.

7 – CENOURA

A vitamina A que também está na cenoura aumenta a imunidade do corpo, protegendo células boas e, assim, atuando contra a formação do câncer de mama. Ela também oferece efeito antioxidante e suas fibras auxiliam no bom funcionamento do sistema digestivo e excretor, eliminando as impurezas que estimulam o crescimento do câncer.

8 – CHÁ VERDE

Os antioxidantes estão presentes em grande quantidade no chá verde. Favorecem a proteção e a longevidade de células saudáveis, prevenindo o câncer de mama.

9 – MAÇÃ

Assim como vários alimentos dessa lista, a maçã também é uma fruta com poder antioxidante. Possui polifenóis e flavonoides que trabalham juntos no combate dos radicais livres.

10 – OLEAGINOSAS

As amêndoas, nozes e castanhas oferecem muitos benefícios para a saúde e, assim como outros alimentos da nossa lista, são ricas em antioxidantes que auxiliam na renovação e saúde das células, prevenindo o câncer de mama.

 

MANTER HÁBITOS SAUDÁVEIS É ESSENCIAL

Você já sabe que uma alimentação no combate do câncer e sua prevenção precisa ser rica e equilibrada, certo?
Para fazer ainda mais efeito, deve ser combinada com uma série de outros hábitos saudáveis, por exemplo:

– Praticar alguma atividade física todos os dias;
– Dormir bem;
– Tomar água durante todo o dia;
– Buscar uma forma de equilibrar as emoções para viver em paz consigo mesma e com o mundo ao seu redor (meditação, yoga e análise são ótimas opções);
– Escolher uma atividade como hobby para ter um momento de distração com algo que goste muito de fazer.

 

Não dispense a consulta de um profissional

Lembre-se que toda dieta deve ser prescrita por um nutricionista. Tenha em mente que cada corpo funciona de um jeito diferente e possui necessidades individuais. Portanto, a dieta de outra pessoa não necessariamente trará bons resultados em você, ok? Seu corpo, sua dieta.

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui