cálcio

Cálcio: Saiba por que não o deve deixar faltar na sua alimentação!

O cálcio é super importante na formação dos ossos e dentes. Conheça os alimentos ricos em cálcio e não deixe faltar este mineral na sua alimentação.

Principalmente na fase de crescimento, este é um mineral essencial na rotina alimentar. Ele é responsável pela formação dos ossos e dentes. É nesta fase, até os 18 anos, que alimentos ricos em cálcio devem ser consumidos em quantidade suficiente para criar um “estoque” para toda a vida.

Durante a fase adulta ele deve se manter sempre presente. Não apenas para a manutenção dos ossos e dentes, ele também é importante para a coagulação do sangue, o bom ritmo cardíaco e para estimular a contração dos músculos.

Uma quantidade de 1000mg por dia satisfaz a necessidade do organismo. Caso não seja consumido na quantidade necessária, os ossos e dentes se enfraquecem, podendo causar doenças como osteoporose.

ALIMENTOS RICOS EM CÁLCIO

O cálcio é muito encontrado no leite e seus derivados. Mas lembre-se de consumir estes alimentos, de preferência, nas versões com menos gorduras.
Segue abaixo uma lista dos alimentos campeões em cálcio.

Iogurte desnatado: 245g = aprox. 488mg Ca
Leite desnatado: 245g = aprox. 300mg Ca
Queijo cottage: 28,4g = aprox. 153mg Ca

Outros alimentos ricos em cálcio são:
Tofu: 124g = aprox. 138mg Ca
Sardinha: 100g = aprox. 84mg Ca
Espinafre: 95g = aprox. 140mg Ca
Brócolis: 85g = aprox. 42mg Ca
Castanha-do-Pará: 70g = aprox. 123mg Ca
Feijão: 127g = aprox. 64mg Ca

Com o auxílio de um profissional, você identifica a dose equilibrada e a variedade certa de alimentos ricos neste mineral para satisfazer as necessidades do seu organismo.
Tomar Sol por alguns minutos todas as manhãs também é fundamental para auxiliar na absorção do cálcio que você irá consumir durante todo o dia.

 

Não dispense a consulta de um profissional

Lembre-se que toda dieta deve ser prescrita por um nutricionista. Tenha em mente que cada corpo funciona de um jeito diferente e possui necessidades individuais. Portanto, a dieta de outra pessoa não necessariamente trará bons resultados em você, ok? Seu corpo, sua dieta.

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui