alcachofra

Alcachofra emagrece e ajuda a reduzir o colesterol

Conheça os benefícios da alcachofra para emagrecer, reduzir o colesterol e equilibrar o funcionamento do organismo como um todo.

A alcachofra é uma planta com alto poder de equilibrar o funcionamento de todo o organismo humano. Sua atuação começa pelo sangue e vai limpando e regulando os órgãos como estômago, fígado, rins e intestino. Com benefícios tão completos, você pode usufruir da alcachofra para emagrecer e reduzir o colesterol ruim.

Ajuda no emagrecimento

O emagrecimento é uma consequência do bom funcionamento do organismo (exceto quando está ligado a alguma doença, claro). Quando você escolhe ter hábitos saudáveis comendo alcachofra e outros alimentos que regulam seu organismo, o seu corpo trabalha em perfeita harmonia.
Recebendo todos os nutrientes necessários e estando sempre bem hidratada e exercitada, o emagrecimento é natural, pois o corpo começa a eliminar os excessos prejudiciais à saúde (inclusive a gordura). A alcachofra é antioxidante e desintoxicante, auxiliando na recuperação de células e na eliminação das impurezas.

Conheça também as 10 frutas que auxiliam na sua dieta e ajudam no emagrecimento.

Redução do colesterol

A folha da alcachofra reduz os níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL), ao mesmo tempo em que aumenta os níveis do colesterol bom (HDL).

Alcachofra Medicinal

A alcachofra é muito utilizada para tratamentos de artrite e gota, pois estimula a eliminação do ácido úrico.
Também é indicada para tratar doenças hepáticas (do fígado), pois desintoxica o fígado, aumenta o fluxo biliar, ajudando a regular seu funcionamento.
Além disso, ela possui vitamina A, B, B5 e C, cálcio, fósforo, potássio, zinco e manganês, que fortalecem o sistema imunológico, protegendo o corpo do que é tóxico e abrindo portas para a absorção dos minerais necessários.

Como consumir a Alcachofra?

Se você nunca viu uma alcachofra de perto, pode não ter ideia de como prepará-la. Veja uma das formas:

1 – As folhas da alcachofra podem ter pontas um tanto afiadas, então comece cortando (só as pontas) com uma faca ou tesoura, sem arrancar as folhas por completo;

2 – Ferva a alcachofra na água com sal ou no vapor até que esteja com consistência macia (cerca de 20 a 40 minutos);

3 – Lembre-se de não tampar a panela enquanto cozinha para que os ácidos possam ser evaporados por completo (ou ela ficará escura);

4 – Na dúvida sobre o ponto e a maciez, tente puxar uma das folhas. Ela se soltará com facilidade se a alcachofra estiver cozida;

5 – Deixe escorrer de cabeça para baixo;

6 – Solte as folhas, uma a uma. A parte comestível é a mais clara que estava ligada ao coração da alcachofra. Para comer, puxe com os dentes e descarte a parte mais verde.

7 – Sirva com acompanhamento de algum molho ou patê de sua preferência.

8 – Tome cuidado para não machucar a boca com a parte mais dura e fibrosa de cada folha. Aproveite as folhas menores internas, pois elas têm a maior concentração de polpa e nutrientes;

9 – A parte que sobrar (coração), já sem as folhas, é muito nobre e deve ser comida também. Raspe ou corte delicadamente para soltar as fibras e coma a parte que sobrar (sem as fibras).

 

Não dispense a consulta de um profissional

Lembre-se que toda dieta deve ser prescrita por um nutricionista. Tenha em mente que cada corpo funciona de um jeito diferente e possui necessidades individuais. Portanto, a dieta de outra pessoa não necessariamente trará bons resultados em você, ok? Seu corpo, sua dieta.

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui