abacate

Abacate: conheça os benefícios deste poderoso alimento

O abacate é um fruto rico em vitaminas, minerais e nutrientes poderosos que fazem dele um super-alimento.

Saiba o que o abacate pode fazer por sua saúde e como incluí-lo em sua alimentação.

Ao contrário da maioria das frutas que são ricas em carboidratos, o abacate é riquíssimo em gorduras poli e monoinsaturadas. Estas são consideradas boas que protegem o coração e reduzem a inflamação. Não bastasse ser rico em gorduras boas, o abacate apresenta um perfil de composição destas gorduras que trazem inúmeros benefícios a nossa saúde, confira:

Protege o coração e auxilia no controle da pressão arterial

As gorduras monoinsaturadas são responsáveis por reduzir a inflamação geral do nosso corpo. Com isso afastam os perigos que o colesterol pode trazer ao nosso coração. Dentre outros fatores, o colesterol só se torna perigoso ao nosso coração quando ele se torna oxidado. Isto acontece, dentre outros fatores, pelo nível de inflamação geral (sistêmica) do nosso corpo. Quanto maior for a inflamação sistêmica do nosso corpo pior para nosso coração. Portanto, a ingestão de gorduras monoinsaturadas na medida certa mantém nosso coração saudável e forte.

Reduz o colesterol “ruim” e triglicerídeos e aumenta o colesterol “bom”

O colesterol LDL é comumente chamado de colesterol “ruim”, entretanto de forma equivocada. Na verdade, a fração LDL do colesterol é mais suscetível a oxidar e se depositar na parede dos vasos do coração, podendo ocasionar doenças cardíacas. Como vimos acima, o abacate é capaz de impedir a oxidação do colesterol LDL. Além disso, ele também tem propriedades capazes de diminuir os valores sanguíneos de colesterol LDL e triglicerídeos, prevenindo ainda mais o risco de doenças cardíacas. Outro ponto positivo é que o as gorduras presentes no abacate são capazes de aumentar o colesterol HDL, chamado de colesterol “bom”, que tem função de remover o excesso de colesterol do sangue para jogá-lo fora.

Aumenta a absorção de diversos nutrientes

O abacate é rico em alguns nutrientes antioxidantes como os carotenóides e a vitamina E. Estas substâncias atuam nas células retardando o envelhecimento celular, prolongando a vida útil da célula. Portanto, promovem proteção contra os radicais livres, moléculas que são danosas ao nosso organismo. Outros alimentos como a batata doce, os vegetais vermelhos e amarelados como tomate e cenoura também são ricos em carotenóides. Contudo, não são bem absorvidos pelo intestino por serem alimentos pobres em gorduras. Isto se deve pois estas substâncias são solúveis em gordura, ou seja, o intestino só consegue absorver os carotenóides na presença de gordura da alimentação. Já o abacate, é um fruto riquíssimo em gorduras, aumentando a absorção de substâncias antioxidantes em até 15 vezes! Por esta razão o abacate é um ingrediente indispensável numa boa salada, tornando-a mais nutritiva e saudável.

Auxilia no emagrecimento

Além de ser rico em gorduras boas, o abacate é um fruto campeão na quantidade de fibras! Como já dito em outros posts como este, as fibras desempenham um papel central na perda de gordura, por promoverem saciedade e assim diminuindo a vontade de comer. Uma porção de meio abacate pequeno contém aproximadamente 25% da quantidade de fibras necessárias por dia. Pessoas que adicionaram o abacate em suas refeições tiveram uma redução de quase 30% no desejo de comer durante as próximas 5 horas e se sentiram em média 23% mais satisfeitas do que as pessoas que não comeram abacate, de acordo com este estudo recente.

Previne o câncer

Hoje em dia, já se sabe que um dos fatores que levam os moradores da região mediterrânea a viverem mais e com melhor qualidade de vida é a alta ingestão de gorduras monoinsaturadas, provenientes dos peixes e também o azeite de oliva. A composição de gorduras monoinsaturadas do abacate é muito semelhante ao do azeite de oliva. Em especial o ácido oleico, o tipo de gordura responsável por propriedades que podem desligar os genes responsáveis por alguns tipos de câncer, de acordo com pesquisas recentes. Outro composto presente no abacate é o beta-sitosterol. Esta substância é capaz de impedir a dilatação da próstata, causa mais comum do câncer de próstata. Ela reduz as chances de o homem desenvolver câncer de próstata, como comprovado por pesquisas atuais.

Rico em vitaminas e minerais

Enquanto algumas frutas apresentam valores entre 5 a 10% da quantidade de algumas vitaminas e minerais necessárias por dia, o abacate apresenta, em 100 gramas, 26% das necessidades de vitamina K, 20% de folato e 14% de potássio. Para se ter uma ideia, uma fruta rica em potássio como a banana apresenta 10% da quantidade necessária de potássio. Enquanto isso, o abacate apresenta 40% a mais, ou seja, 14%. A deficiência de potássio é uma situação comum na maioria das pessoas e está relacionada ao aumento das doenças do coração, justamente por este mineral estar relacionado ao controle da pressão sanguínea.
Como vimos, o abacate é um super-alimento que considero essencial em qualquer tipo de alimentação, seja para redução de gordura corporal, ganho de massa muscular ou para manter a saúde em dia. Como eu disse no início, vou deixar uma receita deliciosa que ajudará a inserir o abacate em sua alimentação e de quebra adicionar alimentos que farão desta preparação um verdadeiro “elixir” da saúde, segue a receita do mousse de abacate:

Mousse de abacate

Ingredientes:
2 abacates médios;
1 colher de sopa de cacau em pó 100%;
2 bananas maduras;
1 xícara de leite de vaca ou de coco.

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador ou com um mixer e pronto!
Leve ao freezer para ganhar uma consistência mais cremosa. Caso goste de um pouco mais doce acrescente mais uma banana!

Leonardo Pinheiro
leonardovpinheiro@gmail.com

Leonardo Pinheiro, graduando em Nutrição, no momento estagiando na área hospitalar. Apaixonado pela boa nutrição uma vez que acredita que através dela podemos afastar e prevenir qualquer problema de saúde, além de conquistar uma vida plena com bem-estar. Praticante de esportes desde pequeno, iniciando no futsal e passando por handebol e futebol de areia, foi na musculação que se fascinou por enxergar a necessidade de uma boa alimentação para alcançar seus objetivos na academia, assim como qualquer outro esporte. Esse fascínio alimenta uma vontade incansável de adquirir mais conhecimento para ajudar todos aqueles que desejam realmente, viver!

0 comentários

Comente aqui