imunidade alta

Imunidade alta: 7 alimentos para manter as doenças bem longe!

Quando você consegue manter a imunidade alta, as doenças ficam longe. Conheça agora 7 alimentos que agem a favor da sua saúde e qualidade de vida.

1 – AÇAÍ

BENEFÍCIOS
É uma das plantas medicinais mais importantes da Amazônia. O açaí é rico em antioxidantes que auxiliam na limpeza do organismo, contribuindo para manter a imunidade alta. Além disso, suas propriedades são benéficas para combater infecções, fortalecer e proteger o coração. Além disso, auxiliam no combate às células doentes que desencadeiam cânceres.

COMO CONSUMIR
No Brasil a fruta vem do Norte, onde é consumida das mais variadas formas, inclusive em pratos salgados, o que não é tão comum para outras regiões que conhecem sua versão em suco, sorvete ou creme gelado misturado com outras frutas. Para trazer maiores benefícios à sua imunidade, prefira a versão pura da polpa, sem açúcares nem granola.

2 – ALHO

BENEFÍCIOS
O alho auxilia na redução do colesterol e da pressão. Combate infecções e possui poder antioxidante para a renovação das células e facilita a absorção da vitamina C. Tudo isso contribui e muito para manter a imunidade alta e estas são apenas algumas das propriedades medicinais do alho.

COMO CONSUMIR
Ele é um tempero muito comum na culinária brasileira e você pode agregar a uma diversidade de pratos. Outra forma de obter resultados mais rápidos para a sua imunidade alta é amassar um dente de alho em um copo e depois misturar com água fria mesmo. Beba um pouco todo dia antes de dormir, pois o hálito não vai ficar muito agradável se você precisar falar com alguém.

3 – AMÊNDOAS

BENEFÍCIOS
As amêndoas fornecem bastante energia para o corpo, possuem carboidratos, proteínas, fibras, vitamina E, além do potássio. Elas reduzem o colesterol ruim (LDL) sem prejudicar o bom (HDL), o que minimiza as chances de problemas cardíacos. São antioxidantes, auxiliando na prevenção e recuperação de células doentes causadoras de câncer e aumentando a imunidade.

COMO CONSUMIR
Junto com outras oleaginosas como nozes e castanhas, as amêndoas podem ser consumidas no lanche sozinhas ou acompanhando um iogurte e também são excelentes complementos para sobremesas em geral e para polvilhar por cima de pratos salgados.

4 – BATATA-DOCE

BENEFÍCIOS
A batata doce possui vitamina A, C e E. Depois de digerida atua como antioxidante e ajuda a manter a imunidade alta. Além disso, a vitamina A faz bem para a visão, formação dos dentes e do colágeno que mantém a pele firme. A batata-doce oferece baixo índice glicêmico, auxiliando nos cuidados com a diabetes e na redução da fome. Ela também atua como analgésico e anti-inflamatório.

COMO CONSUMIR
Assim como a batatinha comum, pode ser consumida cozida, frita (evite óleos vegetais), assada, como purê, escondidinho e uma infinidade de maneiras deliciosas em diversos pratos. Também é usada como massa para brigadeiro fit, sabia?

5 – BRÓCOLIS

BENEFÍCIOS
Contendo uma grande quantidade de proteínas, o brócolis é um dos principais substitutos da carne para os vegetarianos. Ele também contém ácido fólico, betacaroteno, flavonoides, ferro, cálcio, zinco, fibras, vitamina A, B6 e B12. Mantém a imunidade alta, pois previne e trata anemia, protege contra diversos tipos de cânceres, doenças de coração, derrame e catarata.

COMO CONSUMIR
O brócolis cozido pode ser consumido como salada ou misturado a diversos pratos quentes, como sopas, molhos e massas em geral. Prefira cozinhar no vapor para não perder suas propriedades na água.

6 – COGUMELO SHIITAKE

BENEFÍCIOS
Ele pode reduzir os níveis de colesterol no sangue, alivia tosses crônicas, auxilia na eliminação do sal do organismo e possui polissacarídeos que promovem a reserva energética do corpo. A substância “lentinano” presente no shiitake aumenta a capacidade do sistema imunológico para combater infecções, reduz e retarda o crescimento de células cancerosas.

COMO CONSUMIR
O shiitake é super versátil na cozinha. Combina muito bem com carnes, sopas, molhos, caldos, pizzas, risotos e muito mais. Para utilizá-lo, lave delicadamente em água corrente (só na hora que for utilizar) e seque-os cuidadosamente com um papel toalha para manter a textura firme durante o cozimento.

7 – IOGURTE NATURAL

BENEFÍCIOS
É importante que o iogurte que você vai consumir tenha “culturas ativas e vivas”, aqueles lactobacilos vivos que irão atuar no bom funcionamento e na limpeza do intestino, além de ajudar a manter a imunidade alta. Por ser um derivado do leite também possui bastante cálcio, excelente para fortalecer os ossos. Prefira os iogurtes desnatados e sem açúcares ou corantes artificiais.

COMO CONSUMIR
Não apenas um potinho no lanche, mas os iogurtes naturais sem açúcar estão em diversas receitas de pratos salgados para agregar consistência, sendo uma opção mais magra que o creme de leite.

 

Não dispense a consulta de um profissional

Lembre-se que toda dieta deve ser prescrita por um nutricionista. Tenha em mente que cada corpo funciona de um jeito diferente e possui necessidades individuais. Portanto, a dieta de outra pessoa não necessariamente trará bons resultados em você, ok? Seu corpo, sua dieta.

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui