dormir melhor

5 plantas para ter no quarto que podem ajudar a dormir melhor

O sono é muito importante para a saúde e bem-estar! Veja esta dica de 5 plantas para ter no quarto para te ajudar a dormir melhor.

A insônia é a dificuldade para pegar no sono ou para se manter dormindo. É um problema que acomete muita gente. Segundo a Organização Mundial da Saúde, cerca de 40% dos brasileiros sofrem com ela.
E só quem passa por noites em claro ou mal dormidas sabe como é difícil estar disposto no dia seguinte.
Neste artigo falamos sobre a importância que o sono tem para a saúde e damos dicas para ajudar na qualidade sono. Agora, o assunto são as plantas que também atuam para isso.
Se você gosta de plantas, saiba que algumas delas não precisam ficar só do lado de fora da casa.
Veja as potencialidades de 5 plantas para ter no quarto e dormir melhor.

1 – LAVANDA

Inalar a lavanda pode proporcionar um efeito calmante e sedativo. Além de ajudar a adormecer com mais tranquilidade e rapidez, acalmando o corpo e a mente, ela também harmoniza facilmente com os ambientes por sua aparência leve e delicada.
A lavanda também é muito utilizada em tratamentos fitoterápicos, pois possui ação antifúngica, analgésica, anti-inflamatória, bactericida e cicatrizante.

2 – ALOE VERA

A Aloe Vera também é conhecida como Babosa. Essa planta possui diversos benefícios para o corpo. Na qualidade do sono ela auxilia por purificar e absorver impurezas no ar do ambiente, por isso é ótima para ter no quarto e ajudar a respirar e dormir melhor.
Mas este é apenas um dos benefícios da Babosa. Ela oferece efeitos positivos quando passada sobre queimaduras para cicatrização. Além disso, nos cabelos para hidratar e tratar caspa, na pele para hidratação e recuperação do tecido, alívio de coceiras por picadas de mosquitos, além das propriedades anti-inflamatórias.
Existem até receitas para fazer suco de Aloe Vera e tratar úlceras e inflamações do intestino. Mas este deve ser testado com maior cuidado, de preferência, indicado por um profissional médico ou em fitoterapia.

3 – JASMIM

Jasmim é uma planta de flores brancas e delicadas que só pela aparência já acalmam. Mas o seu aroma também é poderoso, pois ajuda a reduzir a ansiedade, acalmando o corpo e a mente e, assim, podendo reduzir a insônia.
O aroma da Jasmim se intensifica durante a noite. Em forma de chá ou essência ela é utilizada na Medicina Chinesa por possuir efeitos antidepressivos, anti-inflamatórios, alivia cãibras e espasmos, ansiedade, tensão e dores de cabeça. Em forma de compressa pode auxiliar na conjuntivite e problemas da pele.
É uma planta utilizada há milhares de anos com diferentes funções, sempre presente nos ambientes para equilibrar o Yin e Yang das pessoas e purificar. Através desse princípio, diversos outros efeitos emocionais são detectados na planta, muito utilizada na Aromaterapia e outras Terapias Alternativas.

4 – ESPADA-DE-SÃO-JORGE

Parecida com a Aloe Vera no efeito, esta planta tem o poder de purificar o ambiente. Ela absorve o gás carbônico que exalamos, devolvendo em forma de oxigênio. O mesmo que as florestas fazem pelo planeta, só que dentro do seu quarto. Respirando bem e com ar limpo, o sono pode ficar mais profundo e contínuo, promovendo maior relaxamento do organismo e um dia seguinte com mais disposição.
Por conta deste efeito em forma mais concentrada, a planta tem a fama de afastar mau-olhado e proteger os ambientes, por isso é muito comum vê-la próximas das portas de entrada das casas.

5 – LÍRIO-DA-PAZ

O lírio-da-paz é uma planta que se vê muito dentro das casas. Ele se comporta bem em ambientes internos, mas precisa de luminosidade e ventilação. Suas flores brotam de janeiro a março e de julho a setembro. É uma planta com a capacidade de eliminar toxinas no ambiente, por isso pode ser aliada na qualidade do sono.

Aproveite os efeitos destas 5 plantas para ter no quarto e dormir melhor.
E é importante lembrar que o efeitos destas plantas para ajudar a combater a dificuldade de dormir, não substituem tratamentos médicos. Se você testar e achar que não ajudou, considere que o motivo dos seus problemas com insônia podem ser mais profundos e merecem uma consulta a um profissional.

 

Priscilla Fortinho
priscillafortinho@gmail.com

Tem 29 anos e é apaixonada por escrever. Uniu o útil ao agradável ao se graduar em Comunicação Social e se especializar em Marketing de Conteúdo. Atualmente é uma Nômade Digital que escreve para empresas do Brasil e de Portugal.

0 comentários

Comente aqui