ovos

5 grandes motivos para comer mais ovos

Conheça os principais benefícios que os ovos trazem para a nossa saúde. Um alimento indispensável numa alimentação saudável!

Coitado do ovo. Foi considerado durante muito tempo um vilão para nossa saúde. Hoje em dia já é considerado o segundo melhor alimento do mundo, ficando atrás apenas do leite materno. Essa má fama atribuída ao ovo no passado, foi causada pois se acreditava que o colesterol contido nele, contribuía para o aumento do colesterol perigoso para o nosso coração, o LDL, mas isto não é verdade.

Pesquisas recentes provam justamente o contrário. O ovo é capaz de aumentar o bom colesterol (HDL) e por isso ajuda a manter nosso coração saudável e afasta o risco de doenças cardíacas. Além disso, apenas 25% do colesterol sanguíneo é proveniente da alimentação. E mais: apesar do ovo conter uma boa quantidade de colesterol, ele também possui uma substancia que dificulta na absorção do colesterol no intestino.

Ok, já te mostrei que o ovo é um ótimo alimento e ainda mostrei um benefício dele. Deixa agora eu te mostrar mais 5 que certamente te farão incluir, pelo menos dois ovos por dia, na sua alimentação (minha recomendação):

1 – Rico em proteínas, vitaminas e minerais

O ovo contém uma alta concentração de proteínas (6 gramas por unidade) de elevado valor biológico. Proteínas que conseguem ser absorvidas de forma eficiente e assim promovem a saúde de nossos músculos e até mesmo o aumento deles (confira o quarto benefício). Além disso, ajudam a manter a pele saudável e as unhas fortes.
Também é rico em diversas vitaminas como as do complexo B, vitamina A além de carotenoides (pigmentos que dão a cor da gema) que tem ação antioxidante. Além disso é rico em minerais importantes como o ferro, fósforo e o zinco.

2 – Auxilia a perda de peso

É um alimento que promove saciedade. Isto faz com que a pessoa fique mais satisfeita e demore mais tempo a sentir fome de novo. Isto devido a combinação das proteínas e de gorduras boas presente nos ovos, que necessitam de uma digestão mais lenta para absorver bem os nutrientes.

3 – Melhora a memória e a capacidade cognitiva

A colina é uma das vitaminas do complexo B que se transforma em acetilcolina em nosso corpo, um neurotransmissor envolvido na memória e cognição. Por isso é importante consumir a colina através dos alimentos. Agora advinha quem é o alimento campeão na quantidade de colina? O ovo! Para se ter uma melhora nestas funções a recomendação é de dois ovos por dia. Baixos níveis de colina no organismo estão relacionados a problemas de memória e doenças degenerativas, portanto, previna-se.

4 – Auxilia no ganho de massa muscular

Além de ser rico em proteínas como já dito anteriormente o ovo também é rico em leucina. Deixa eu te explicar: as proteínas são construídas como casas, que são formadas de diversos tijolos. Neste caso, os tijolos das proteínas são os aminoácidos. A leucina é um aminoácido envolvido diretamente na construção dos músculos. Por isso se você quer ganhar músculos os ovos são essenciais!

5 – Mantém a saúde dos olhos e da visão

O ovo protege os olhos dos processos degenerativos (como a catarata) que podem ocorrer ao longo dos anos. Por isto mantém a saúde dos olhos em dia. Isto por que é rico em dois carotenoides (lembra deles?) chamados luteína e zeaxantina, que estão envolvidos na formação da retina. Ingerir apenas um ovo por dia já aumenta a quantidade destes carotenoides no sangue e, portanto, já traz benefícios.

 

Como podemos ver o ovo é um alimento rico em diversos nutrientes essenciais para nossa saúde. A sua inclusão em uma alimentação saudável é essencial.
É seguro até mesmo para aqueles que possuem doença cardíaca conhecida ou diabetes tipo 2.
Vale ressaltar que cada indivíduo é único, e, portanto, o ovo não é para todos! Se você não apresenta alergia a proteína do ovo inclua este poderoso alimento na sua alimentação!

Leonardo Pinheiro
leonardovpinheiro@gmail.com

Leonardo Pinheiro, graduando em Nutrição, no momento estagiando na área hospitalar. Apaixonado pela boa nutrição uma vez que acredita que através dela podemos afastar e prevenir qualquer problema de saúde, além de conquistar uma vida plena com bem-estar. Praticante de esportes desde pequeno, iniciando no futsal e passando por handebol e futebol de areia, foi na musculação que se fascinou por enxergar a necessidade de uma boa alimentação para alcançar seus objetivos na academia, assim como qualquer outro esporte. Esse fascínio alimenta uma vontade incansável de adquirir mais conhecimento para ajudar todos aqueles que desejam realmente, viver!

0 comentários

Comente aqui