emagrecer

4 motivos para você não estar conseguindo emagrecer!

Já tentou de tudo e não consegue emagrecer? Come pouco e ainda assim tem dificuldade em perder peso?

Veja alguns motivos que podem estar causando isso e como resolver!

Nos meus últimos textos venho mostrando como alguns alimentos como o ovo e o whey protein podem ser seus aliados na hora de perder aquela gordura extra, entretanto, o que vai ditar o seu sucesso é a sua alimentação como um todo. A perda de gordura corporal é um processo crônico, ou seja, é preciso que haja uma constância de bons hábitos que farão com que a gordura vá embora!

É muito comum ver pessoas se frustrarem com dietas ou suplementos quando o assunto é emagrecer, principalmente por se queixarem de estarem fazendo tudo certo e mesmo assim não saem do lugar. Isto acontece na maior parte das vezes por não prestarem atenção em alguns detalhes que fazem toda a diferença.

Listei 4 motivos comuns para você estar falhando na perda de peso:

1 – Comer pouco demais

Este é o campeão: Você deseja emagrecer e começa a diminuir a quantidade de alimento, acreditando que este seja a solução para o problema. De fato, para perdermos gordura, precisamos consumir menos calorias do que gastamos. Contudo, isto deve ser feito com cautela para não exagerar na dose, explico: quando comemos menos que o normal, nosso corpo começa a gastar nossas reservas adiposas (as gorduras), isto é o que queremos. Entretanto, quando comemos pouco demais, nosso corpo percebe uma entrada de energia muito abaixo do normal e se adapta a isto, fazendo as atividades gastando menos energia e queimando menos gordura, não é o que queremos!

Muitas vezes percebo que uma pessoa se alimenta com qualidade, porem quando olho para as quantidades, vejo um consumo muito baixo de alimento. Isto faz nosso corpo entrar em “modo econômico”. Por esse motivo a procura de um nutricionista é essencial, uma vez que ele é o profissional que irá fazer um bom planejamento da sua alimentação e evitar que você fique no “modo econômico”!

2 – Pouco exercício físico

Embora uma boa alimentação seja essencial para conseguir emagrecer, é o exercício físico que dá o estímulo para que isto ocorra, dizendo para o seu corpo: “queime gordura”! Para auxiliar no processo de perda de gordura você deve se exercitar pelo menos 4 vezes na semana, sendo o ideal todos os dias, praticando esportes ou modalidades que lhe tragam prazer.
Neste quesito, os exercícios de alta intensidade são superiores, pois estimulam a queima de gordura tanto no momento do exercício quanto no descanso além de fortalecer o coração. Praticamente todos os exercícios podem ser feitos em alta intensidade, sendo os mais comuns a musculação e o HIIT.

3 – Compensar a dieta através de exercícios

É muito comum a pessoa cometer pequenos abusos alimentares e dar a desculpa que irá se exercitar mais para compensar. “Amanhã farei 20 minutos a mais de esteira”, “Só um pedacinho” ou “Comi isto, vou correr X depois” são algumas das frases mais comuns. Acontece que nosso corpo não responde desta forma, é muito mais fácil você criar um depósito de gordura do que queimá-lo. Portanto, todo deslize conta, e muito. Fazer exercícios aeróbicos demais na tentativa de compensar maus hábitos alimentares certamente não é uma boa escolha.

4 – Não ingerir proteínas e fibras o suficiente

Como já dito neste post, consumir mais proteínas na sua alimentação facilita o processo de perda da gordura por acelerar o metabolismo, aumentar a saciedade e reduzir a fome. Já as fibras também desempenham um papel importantíssimo na perda de peso. Elas promovem a saciedade e reduzem a vontade de comer. Além disso, as fibras atrasam a digestão dos alimentos, melhorando o aproveitamento dos nutrientes dos alimentos e promovem saúde ao intestino.
Certifique-se de estar comendo mais proteína e adicionando fibras na sua alimentação se deseja emagrecer. Confira este post aqui abordando as proteínas e este aqui sobre as fibras.

Estes são um dos erros mais comuns entre as pessoas que desejam emagrecer. Pequenos ajustes para contorná-los podem mudar todo o jogo, fazendo a pessoa voltar a perder gordura e atingir seus objetivos. Como vimos, são detalhes que isolados ou em conjunto podem dificultar a perda de gordura.
O melhor caminho na busca de um emagrecimento saudável e duradouro é o acompanhamento de um nutricionista, o profissional capacitado para traçar as estratégias ideias para você e montar um plano alimentar de acordo com suas individualidades.

Leonardo Pinheiro
leonardovpinheiro@gmail.com

Leonardo Pinheiro, graduando em Nutrição, no momento estagiando na área hospitalar. Apaixonado pela boa nutrição uma vez que acredita que através dela podemos afastar e prevenir qualquer problema de saúde, além de conquistar uma vida plena com bem-estar. Praticante de esportes desde pequeno, iniciando no futsal e passando por handebol e futebol de areia, foi na musculação que se fascinou por enxergar a necessidade de uma boa alimentação para alcançar seus objetivos na academia, assim como qualquer outro esporte. Esse fascínio alimenta uma vontade incansável de adquirir mais conhecimento para ajudar todos aqueles que desejam realmente, viver!

1 Comentário

Comente aqui